Traduzir Página

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Células: Estruturas e Organelas

O corpo humano é formado a partir de várias estruturas vivas chamadas de células. Estas, apresentam funções específicas de acordo com o tecido no qual se encontram. Devido a isso podem distinguir em algumas características como o seu formato. Como exemplo, uma célula de músculo esquelético e um neurônio apresentam formas totalmente distintas devido às suas funções.


O que é comum na maioria das células,é a presença do núcleo,onde encontramos os ácidos nucléicos responsáveis, o citoplasma composto pelas organelas e os fluidos, e água, e a membrana plasmática,que delimita o espaço intra e extra celular.


Detalhando um pouco mais as estruturas celulares temos:


Membrana Plasmática: A membrana plasmática, ou celular, é uma estrutura que envolve a célula, sendo formada por uma bicamada lipídica, ou seja, uma camada dupla de gordura. Assim a membrana assume uma característica hidrofóbica, uma vez que água e gordura não se misturam, sendo então impermeável a substâncias hidrossolúveis como íons e glicose. Já as substâncias lipossolúveis, conseguem atravessar com facilidade a membrana plasmática. Como exemplo temos o oxigênio, e hormônios esteróides. Estão presentes também na membrana, proteínas transportadoras que atuarão na no transporte de algumas destas substâncias hidrossolúveis.


membrana1.jpg



Citoplasma: É o meio onde se encontram as organelas e uma parte fluida, chamada citosol, composta por proteínas,glicose,eletrólitos e água.


ORGANELAS


1188846968.7523F.jpg


Mitocôndrias: Organelaresponsável pela produção de energia para o funcionamento da célula. Nela ocorrem os processos para a formação de ATP, através da ação de enzimas oxidativas, que extraem energia dos nutrientes.As mitocôndrias são auto-replicantes, podendo então aumentar o seu número no interior da célula de acordo com a necessidade de produção de ATP.


Retículo Endoplasmático: Composto por uma rede de estruturas vesiculares, dividido em granular e agranular. O primeiro, é chamado desta forma devido à presença dos ribossomos, formados por uma mistura de RNA e proteínas, atuando na síntese de novas moléculas de proteína. Já o segmento agranular,ou liso, não possui ribossomos, e atua na síntese de substâncias lipídicas.


Complexo de Golgi: Estrutura semelhante ao RE,recebe as substâncias formadas no RE. São processadas e utilizadas na produção dos lisossomos, e diversos componentes citoplasmáticos.


Lisossomos: Sua principal função é "digerir" as estruturas danificadas e componentes indesejáveis como bactérias.


Peroxissomos: Contém enzimas que são capazes de oxidar substâncias tóxicas ao organismo.


Núcleo: Centro de controle da célula, contém os ácidos nucléicos, DNA e RNA, que são transcritos para a reprodução celular.


Abraços!

Um comentário:

  1. Minha turma teve dificuldades nessa matéria, e olhando essa explicação me parece bem mais simples, pena que não vi antes da prova de bioquímica.

    ResponderExcluir