Traduzir Página

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Sistema Renal e Formação de Urina

Para a turma do 4ºperíodo um breve resumo sobre sistema renal. Para não ficar muita coisa numa postagem só colocarei um vídeo e links com textos em outra postagem. Grande abraço!


O sistema renal tem como principal função a excreção de metabólitos entre eles a uréia, a creatinina, ácido úrico,etc, mas além disso, ainda é responsável por manter o equilíbrio entre água e eletrólitos e equilíbrio ácido-básico.

A relação água/eletrólitos é regulada pelos rins através da maior ou menor excreção da água ou dos eletrólitos. Este equilíbrio é muito importante para a regulação da pressão arterial.
Os rins, atuam no equilíbrio ácido-básico excretando ácidos e regulando os estoques de tampões presentes nos líquidos corporais. Somente assim é possível eliminar alguns ácidos provenientes da quebra das proteínas.
 O sistema renal é formado pelos rins,ureteres, bexiga e uretra. Dentre estes as principais unidades são os rins. Situados na região posterior do abdômen sendo um à direita e ou outro à esquerda, sendo dividido em córtex (camada externa) e medula (camada interna).
                                                                                     
  
A unidade funcional do rim é o néfron. Um milhão deles estão presentes em cada rim, sendo que todos estes são capazes de formar urina, porém não se pode regenerar néfrons lesado. No interior dos néfrons estão os glomérulos, que grupos de capilares, onde grandes quantidades de líquido são filtradas do sangue. Também apresentam um túbulo, onde o filtrado é transformado em urina.
Os glomérulos são envoltos pela cápsula de Bowman, que é o destino do líquido filtrado. Este segue para o túbulo proximal, onde há reabsorção de eletrólitos,e em seguida para a alça de henle, onde o liquido chega hiposmótico, ou seja com pouco soluto, cabendo a esta estrutura a reabsorção da água, regulando a osmolaridade do líquido.
Daí, o filtrado segue para o túbulo distal, túbulo conector, túbulo coletor cortical, túbulo coletor medular, onde ainda há reabsorção de soluto,tornando mais uma vez o liquido hiposmótico , que chega já na forma de urina ao ducto coletor.
A urina, segue pelos cálices, ureteres e através de movimentos peristálticos, chega até a bexiga, que serve como um reservatório.
A micção de forma voluntária, ocorre através de contrações abdominais que aumentam a pressão entre o colo vesical e a uretra, provocando o relaxamento do esfíncter uretral.
O hormônio antidiurético (ADH), aumenta a reabsorção de água, diminuindo a produção de urina, e tornando-a mais concentrada. Sua ação se dá quando há um aumento de concentração de eletrólitos em relação a água, como ocorre no calor ou no exercício físico pelos quais o corpo perde maior quantidade de líquido através do suor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário