Hoje, sentei em frente à TV durante a tarde e enquanto passava pelos canais vi que estava passando Chelsea x Manchester UTD. Como diz o ditado, “clássico é clássico” e isso vale para qualquer campeonato no mundo.
Futebol inglês, pra quem não costuma acompanhar, tem como característica forte aplicação tática, ocupação de espaços, então os jogos costumam ser disputados num ritmo muito acelerado. E assim, com 5 minutos de jogo, cada equipe já tinha dado pelo menos 2 chutes ao gol cada uma.
Mas desta vez não estou aqui pra falar do jogo em si, fazer análise da partida, etc. Vim falar sobre aquele que foi o dono do jogo, e que é brasileiro e que provavelmente será o nosso camisa 4 em breve. Falo de David Luiz.
David começou profissionalmente no Vitória em 2005, e em 2007 foi emprestado,e posteriormente vendido, ao Benfica,de Portugal, onde ficou até o inicio deste ano. Por lá suas atuações chamavam atenção e cada vez mais ganhava espaço na equipe titular. Na temporada 2009-2010, atuou em 49 das 50 partidas da equipe, mostrando a sua importância para o Benfica. O que também chamou a atenção de Mano Menezes, que tem como um dos objetivos, renovar a seleção brasileira, lhe rendendo constantes convocações para os amistosos da equipe.
No início deste ano, foi negociado com o Chelsea por R$ 57 milhões , e fez sua estréia entrando no segundo tempo contra o maior rival, Liverpool. No jogo seguinte, contra o Fulham, foi titular, e mesmo tendo cometido um pênalti, foi tão bem, que mesmo assim foi o “man of the match”, o homem do jogo. Ficou de fora do jogo da Liga dos Campeoes em seguida por já ter atuado na edição atual pelo Benfica, mas voltou a campo hoje contra o Manchester United. E foi brilhante. Seguro na marcação, preciso nos botes, sempre muito bem posicionado, subia constantemente ao ataque, David parecia realmente o dono do pedaço.
Ganhava todas pelo alto, e no chão, quase impossível driblá-lo. Só não foi capaz de impedir o chute de Rooney que abriu o placar no primeiro tempo, em que o Manchester era bem melhor no jogo.
No segundo tempo, precisando da vitória o Chelsea, voltou melhor, pressionando, e coube a David Luiz fazer o gol de empate, numa jogada de escanteio, a bola foi desviada para próximo à meia-lua e de primeira finalizou como um camisa 9. A atuação e o gol de David, deram ânimo ao Chelsea, que tanto buscou que conseguiu a virada.
Como de costume, quando um jogador, normalmente um meia ou atacante, tem uma grande atuação, é substituído próximo do fim da partida para receber os aplausos da torcida. Pela primeira vez vi esse tipo de coisa acontecer com um zagueiro,aliás, ainda não tinha visto uma atuação tão marcante de um zagueiro. David Luiz foi substituído por Bosingwa, português que é lateral direito.
David Luiz teve um grande dia, e que obviamente não significa que será sempre assim. Mas é um jogador jovem, que demonstrou personalidade de jogar neste nível em um grande clássico, e que agora, jogando na Inglaterra, aprenderá muito ao lado de seu companheiro John Terry, que é um dos melhores do mundo na posição, e ganhará a experiência de marcar a cada rodada, jogadores do nível de Carlitos Tevez, Van Persie, Rooney, permitindo que evolua bastante e que possamos contar com ele para os próximos anos na seleção brasileira.
Fiz questão de escrever sobre David Luiz e sua atuação de hoje, pois como Lúcio e Juan, a seleção brasileira passou a ser referência também pelo setor defensivo, o que não era muito comum em outros tempos, e sabemos que Juan e Lúcio não jogarão para sempre, talvez já não os teremos mais em 2014. Porém pelo que vi hoje, podemos ficar despreocupados, Thiago Silva, já é considerado um “monstro” na Itália, e David Luiz parece estar preparado ou muito próximo disso para também ter o seu lugarzinho na zaga brasileira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário