Traduzir Página

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Transporte Através de Membrana


Como já vimos anteriormente, a membrana celular é composta por uma bicamada lipídica que também contém uma certa quantidade de proteínas incrustadas entre os lipídios.

Esta membrana regula os movimentos das substâncias entre o meio intra e extracelular, assim algumas substâncias atravessam com maior ou menor facilidade entre um meio e outro.

Por se tratar de uma membrana formada a partir de gordura, substancias lipossolúveis como alguns hormônios, e O2 por exemplo, ultrapassam com facilidade. Já as hidrossolúveis, têm dificuldade uma vez que água e gordura não se misturam.

Ao longo da membrana, como dito anteriormente, existem proteínas que funcionam como alternativa para o transporte de substancias, e canais aquosos que são espaços abertos na membrana celular.

Nestes canais aquosos, permitem um livre movimento de íons e água entre o meio intra e extracelular. Já as proteínas, podem se apresentar como proteínas de transporte, e de canal ou comportas. Estas proteínas são seletivas em relação às moléculas que podem ser transportadas por cada uma delas.

Proteínas de transporte - Se ligam à molécula a ser transportada, sofrendo alterações estruturais que transportam a molécula entre os dois meios.

Comportas - Estas se abrem permitindo o movimento das substancias entre os dois meios.

As formas de transporte através da membrana se divide em dois tipos principais: Transporte passivo ou difusão, e transporte ativo.

O transporte passivo, não envolve gasto energético, e pode ser dividido em difusão simples ou facilitada, e ocorre um movimento à favor do gradiente de concentração. Ou seja, do meio mais concentrado para o meio menos concentrado.

*Difusão simples- ocorre sem a necessidade de uma proteína transportadora, utilizando os canais aquosos.


*Difusão facilitada: precisa da interação com uma proteína transportadora de moléculas e íons, que se une quimicamente e os lança através da membrana.

Já o transporte ativo apresenta gasto energético,isto porque uma das substancias transportadas será movimentada contra seu gradiente de concentração, ou seja do meio menos concentrado para o meio mais concentrado. Este divide-se em primário e secundário.

Transporte Ativo Secundário (Co-transporte): O co-transporte é um mecanismo de transporte ativo através do qual uma substância é transportada contra um gradiente eletroquímico, aproveitando a "carona energética" de uma outra substância que é transportada a favor de seu gradiente eletroquímico, ambas sendo transportadas no mesmo sentido.


Transporte Ativo Secundário (Contra-transporte): O contra-transporte é um mecanismo de transporte ativo através do qual uma substância é transportada contra um gradiente eletroquímico, aproveitando a "carona energética" de uma outra substância que é transportada a favor de seu gradiente eletroquímico, sendo as duas substâncias transportadas em sentidos opostos.

Transporte Ativo Primário (quebra de ATP) (Bomba de Sódio-Potássio): processo de transporte que bombeia os íons sódio para fora através da membrana celular e os íons potássio de fora para dentro, para a manutenção das diferenças de concentração entre ambos e para o estabelecimento da voltagem elétrica negativa para dentro das células. Ela cria um potencial elétrico através da membrana, deixando positividade fora da célula e negatividade no interior dela. Este transporte é realizado contra os gradientes de concentração destes dois íons, o que ocorre graças à energia liberada com a quebra de ATP (transporte ativo).


Nenhum comentário:

Postar um comentário