Traduzir Página

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Mecanismos Homeostáticos e Feedback

1208141769078_bigPhoto_0.jpg

Homeostase, refere-se a manutenção das condições quase constantes do meio interno (Tratado de Fisiologia Médica). Para que isto ocorra, todos os órgãos do corpo atuam de maneira especifica, e controlados através dos feedbacks. Saiba como cada sistema atua para a manutenção da homeostase clicando AQUI.

Os feedbacks podem ser considerados respostas fisiológicas a alguma alteração que possa interferir na homeostase. Estes, podem ser negativos ou positivos, sendo os primeiros mais comuns.

O feedback negativo, tem este nome por promover uma resposta contrária à situação de desequilíbrio. Como por exemplo a liberação de insulina quando a glicemia se apresenta elevada. Ou seja, se há excesso, o organismo tenta reduzir, se há falta o organismo tenta elevar.

O feedback positivo ocorre em situações especificas, potencializando algo que já se apresenta em desequilíbrio. Um dos principais exemplos são as contrações do parto,em que a descarga hormonal causadora das contrações ocorre com cada vez mais intensidade e menor intervalo.

Outro exemplo são as grandes hemorragias. Ao haver perda sanguinea, a pressão arterial cai, para tentar manter a pressão em níveis normais, a freqüência cardíaca aumenta. Levando em consideração que o ferimento continua causando hemorragia, o aumento da FC aumenta a ejeção de sangue através do ferimento, e agravando o problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário