O sistema endócrino é formado por um conjunto de glândulas, responsáveis pela secreção de substâncias chamadas de hormônios,que são substâncias químicas capazes de regular algumas funções no organismos. Estes, são lançados diretamente no sangue, e atuam apenas nas células que possuem os receptores específicos para aquele hormônio (sistema de CHAVE-FECHADURA).
As principais glândulas do sistema endócrino são a hipófise, o hipotálamo, a tireóide, as supra-renais, o pâncreas e as gônadas (ovários e testículos).
Os hormônios são divididos em três categorias principais, de acordo com a sua estrutura:
Peptídeos (formados à base de proteínas)- ADH, FSH, LH, Insulina, Glucagon
Derivados da tirosina - Adrenalina e Noradrenalina.
Esteróides (formados à base de colesterol)- Cortisol, Progesterona, Testosterona.
Os hormônios apresentam três formas de atuação:
Alterando a permeabilidade da membrana
O hormônio se encaixa ao receptor na membrana celular e promove a abertura dos canais de alguma substância como o sódio por exemplo
Através do segundo mensageiro (AMP cíclico)
Neste processo, o hormônio se liga ao receptor presente na membrana celular que esta ligado também à proteína G, e posteriormente, a ativação do AMPc. AMP significa monofosfato de adenosina, fruto da conversão de parte do ATP presente na célula, sendo dito cíclico devido a sua capacidade de ser convertido novamente em ATP. Inúmeras reações enzimáticas são realizadas através deste processo.
Ativação do RNA (ácido ribonucléico)
Diferente dos processos anteriores, neste, o hormônio precisa se acoplar a um receptor presente no núcleo da célula. Lembrando que a membrana celular é formada por uma camada bi-lipídica, hormônios formados através do colesterol atravessam com facilidade a membrana, e se acoplam ao núcleo onde está presente o RNA. O RNA transcreve metade do DNA, que posteriormente é completa. Isso representa aumento da síntese protéica no interior da célula, responsável pela hipertrofia por exemplo.
O Feedback hormonal é regulado através da quantidade do hormônio no sangue, detectada no organismo através do hipotálamo que atua principalmente estimulando ou inibindo a produção hormonal da hipófise. Esta quando estimulada, produz vários hormônios que estimulam as glândulas periféricas.
Resumo do ciclo: sangue das células alvo -> hipotálamo -> hipófise -> glândula periférica -> hormônio periférico -> sangue das células alvo.
Ex : O hipotálamo percebe que há pouca progesterona no sangue; assim produz e libera o GNRH (hormônio liberador das gonadotropinas), que vai para a hipófise, estimulando a produção de FSH e LH; esses, por sua vez, são levados pelo sangue até ao ovário (glândula periférica), que produz progesterona (ao retornar para o hipotálamo, este para a produção de GNRH, se a progesterona já for suficiente).
Clique na imagem para ampliar |
Rodrigo Monteiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário