Vamos falar um pouco da rodada dos quatro grandes do Rio.
Botafogo 4x0 Americano
O Botafogo, jogando em casa, venceu bem o americano por 4x0. O destaque foi Herrera, com dois gols, sendo o primeiro em um pênalti duvidoso. O Bota já dominava a partida, mas a partir deste gol é que o alvinegro conseguiu deslanchar e mostrar no placar sua superioridade. Abreu e João Filipe completaram a goleada.
O Botafogo adotou uma postura ofensiva, o que não costuma ser característica das equipes comandadas por Joel Santana, mas o Bota tem em seu ataque o melhor setor da equipe, com Abreu, Herrera, e agora Everton como principal armador, e ainda tem Caio como opção tanto para o meio, quanto para o ataque.
A boa apresentação da equipe mostra também que Joel parece ter ainda o grupo na mão e que talvez, mesmo com um elenco limitado tecnicamente, pode jogar de forma mais aberta e ofensiva.
Madureira 2x4 Vasco
No Raulino de Oliveira o Vasco venceu o Madureira por 4x2. E o fez, porque Felipe estava inspirado, e jogou como nos “velhos tempos”. Comandando a armação da equipe, foi preciso não só na execução dos passes, mas também na escolha de quem receberia esses passes. Por duas vezes deixou Bernardo na cara do gol, e este não disperdiçou as oportunidades.
O Madureira, jogou muito bem também explorando o lado esquerdo do Vasco, que deixava espaço já que Felipe armava muito bem,mas não conseguia recompor a marcação no meio campo. Então a equipe da baixada conseguia ter certa liberdade para trabalhar a bola por aquele lado e buscou o empate por duas vezes.
Porém, Ricardo Gomes, tirou Felipe, cansado, e conseguiu recompor o seu meio-campo, e aí o a equipe cruz-maltina voltou a ter volume de jogo e atacar com propriedade conseguindo mais dois gols, outro de Bernardo e um de Felipe Bastos.
Uma boa vitória, mas que ainda não é suficiente para que o torcedor do Vasco fique feliz com o time. Pode ser que com Diego Souza, grandes atuações de Felipe e com a movimentação e faro de gol de Bernardo a equipe possa fazer uma campanha razoável nessa seqüência do carioca e no brasileiro,mas o setor defensivo como um todo, apresenta algumas falhas e isto deve ser o principal ponto fraco da equipe durante o ano.
Flamengo 0x0 Fluminense
Para terminar, o Fla x Flu. Sem gols, sem o show esperado de Conca e Ronaldinho, um pouco de emoção e muitos erros de passe.
O placar foi justo pois nenhuma das equipes conseguiu construir chances realmente concretas de gol. O Flu teve a volta do Sheik, que ajudou Rafael Moura no ataque, mas ainda assim não foi o suficiente para corrigir a deficiência na criação apresentada no jogo contra o América do México.
Pode-se dizer que os dois times conseguiram anular um ao outro,mas no meu entendimento, anularam a si mesmos. Muitos erros de passe para os dois lados, e erros como se diz no tênis, não forçados. Pelo Fla, Egídio, pra variar, e Willians erravam um atrás do outro. Willians pelo menos ainda tem crédito por ter sido gigante nos desarmes mais uma vez.
O duelo mais esperado era Conca x Ronaldinho. Jogaram bem, Conca buscando algumas jogadas individuais, se movimentando...Ronaldinho, também, às vezes até exagerando no individualismo,mas mesmo assim também fez boas jogadas, alguns passes que só ele sabe, mas os dois estiveram abaixo do esperado. Destaque mesmo foi a caneta que o Conca deu de costas no Egídio, e uma matada de bola sensacional do Gaúcho em uma bola espirrada para o alto que ele simplesmente colou no pé sem deixar escapar nenhum milímetro pra longe dos seus pés.
Os técnicos tiveram sua participação, Muricy, que já não é mais técnico do Flu, e provavelmente irá pro Santos , mexeu bem, usando Araújo e Souza no segundo tempo e dando um volume de jogo maior ao Flu. Luxemburgo foi mal.Escalando Negueba como titular, deixou no banco opções que dificilmente mudariam a partida. Negueba é veloz e habilidoso, entra para incendiar a partida, como iniciou o jogo, restaram jogadores mais lentos e mais cadencia.Assim Luxa, colocou Fierro,Botinelli e Wanderley que eu nem me lembro de ver pegando na bola.
Ao invés de incendiar, acabou mantendo um fogo baixo,quase uma brasa que diminuiu a construção dos ataques rubro-negros. O Flu por sua vez, conseguiu melhorar com as mexidas,mas não o suficiente para marcar, estando mais perto disso nas cobranças de escanteio.
Fim do jogo, 0x0. Muricy fora, e Luxa que se prepare, porque pediram o Imperador,e se as atuações não convencerem daqui pra frente e não der o “sim” para a volta dele, ficará em situação complicada no comando do Flamengo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário