Final da Taça Guanabara entre Flamengo e Boavista. O Boavista fez uma ótima campanha, se mostrando um time bastante forte e grande poder de reação, haja vista sua classificação no jogo contra o Nova Iguaçu, e contra o Fluminense, em que teve que buscar o empate por duas vezes e acabou vencendo nos pênaltis.
Porém tinha pela frente o Flamengo, que tem a tradição, a experiência de ter vencido 18 vezes a Taça Guanabara, um estádio inteiro à favor, e que tem Ronaldinho Gaúcho.
Desde o começo, o Fla se impôs e tomou o controle das ações. Mais uma vez, Luxemburgo mudou o time,sacando, supreendentemente diga-se de passagem, Deivid e Angelim, colocando Bottinelli e Egídio respectivamente. Assim centralizou o argentino e posicionou Ronaldinho como centroavante.
Mundanças na escalação, mas o time continuava apresentando as dificuldades das outras partidas. Um bom volume de jogo, porém sem muita efetividade. Mesmo mantendo grande posse de bola, o Flamengo não consegue transformar em chances claras de gol.
Mesmo assim, Ronaldinho fez um cruzamento para cabeçada de Thiago Neves, que o goleiro colocou para escanteio, indicando que esta é uma jogada praticada nos treinamentos uma vez que no jogo contra o Botafogo aconteceu um lance muito semelhante. Léo Moura também teve uma chance, invadindo a área e chutando pra fora.
O Boavista fez o goleiro Felipe trabalhar apenas duas vezes, numa falta cobrada pra área em que se acontece um desvio poderia complicar, e num chute de fora da área após Maldonado escorregar sozinho enquanto recebia um passe. E nada de gols no primeiro tempo.
No segundo tempo quem entra? Negueba, sempre ele que vem ganhando espaço e se tornando um amuleto, xodó da torcida, etc. Mais uma vez correspondendo, cheio de vontade e personalidade, tem dado muita movimentação a equipe, facilitando a chegada dos homens de frente do Fla. Assim o Flamengo melhorou, e começou a chegar com mais perigo ao gol do Boavista.
Melhorou, mas não o suficiente para tirar o zero do placar, então, entrou, na vaga de Egídio, Diego Maurício,que na minha opinião é quem melhor compõe o setor ofensivo e deveria ser o centroavante do time. Habilidoso, com grande movimentação e muito bom também nas finalizações, característica que talvez precise ser aprimorada no xodó Negueba.
O Boavista até tentou aproveitar o espaço deixado com as subidas do Fla, mas não conseguiu criar muita coisa. O Flamengo atacava, e atacava, mas parecia que a bola não iria entrar. Até que numa troca de passes na entrada da área, Thiago Neves.
É aí que um jogador diferente muda a história. Ronaldinho ficou de fora apenas 6 minutos desde que chegou ao Fla. Ainda não deu show, não teve aquela atuação que todos esperam, e talvez não faça. E não precisa mesmo de chapéu, caneta, driblar o time inteiro. Precisa ser decisivo, num passe milimétrico, uma finalização certeira dentro da área, e cobranças de falta cirúrgicas como a de hoje. Aliás digo isso pedindo permissão ao Daniel, o outro responsável pelo blog, que num bate-papo nosso disse que se o Ronaldinho anotasse as faltas e os pênaltis já faria muita diferença. E fez, numa bola, predestinada a morrer na rede, ele bateu e antes que a bola pudesse cruzar a linha do gol, já corria para a torcida, meio sem saber o que fazer exatamente na comemoração. Ronaldinho ainda parece meio incrédulo com a torcida, parece ainda não acreditar nos gritos, nos cantos, e no amor que a torcida tem pelo time e por ele,e isso talvez ainda o pressione de alguma forma, se sente na obrigação de retribuir com espetáculo, mas este gol, pode servir para que ele sinta que está cumprindo seu papel que é decidir a parada.
O jogo seguiu da mesma forma, o Fla encima, e o Boavista sem forças para buscar o resultado. Luxemburgo ainda reforçou o setor defensivo com Angelim no lugar de Thiago Neves, cansado e assim foi esperar o fim da partida que manteve o Flamengo invicto e agora com 19 títulos da TG.
Muito bom o texto Rodrigo!
ResponderExcluirNão tinha conhecimento do blog, mas agora tentarei estar sempre lendo aqui!
abraço!
Koleee cotoo, ops Rodrigo Monteiro
ResponderExcluirgostei do blog hein, ja virei um seguidor!!
abraço
bem feim esse tal de ronaldinho gaucho hein
ResponderExcluir